Hogsmeade

 


Hogsmeade é a única vila inteiramente mágica da Gã Bretanha. Constituída por pequenas casas e lojas fica perto da escola de Hogwarts, ligada apenas por uma estrada, e separada pelo lago, é onde se situa também a estação de comboio à qual os alunos chegam. Os estudantes também podem visitar a vila em dias marcados, com permissão dos pais ou alguém que seja legalmente o seu tutor, como é o caso de Harry Potter que obtém a autorização pela mão do padrinho Sirius Black.

A vila foi fundada mais ou menos na mesma altura que Hogwarts, pelo bruxo Hengist de Woodcroft, que fugia da perseguição dos muggles. A vila serviu como quartel-general dos bruxos contra a Rebelião dos Duendes em 1612. Talvez seja por isso que existam tantas passagens secretas entre a vila e a escola, encontradas pelo quarteto de amigos do qual fazia parte o pai de Harry.

Lojas conhecidas (nomes em inglês dado que nem todos têm tradução para Português):

The Hog's Head:

Dono: Aberforth Dumbledore

Uma pequena taberna, numa rua lateral da rua principal. Atrai um tipo de clientela pior do que o Três Vassouras. O bar consiste num pequeno salão, que cheira fortemente a algo que lembra cabras. Os alunos de Hogwarts são proibidos de entrar. É recomendado levar os próprios copos. Foi neste local que Hagrid ganhou um ovo de dragão de um estranho homem, num jogo de cartas.

Madam Puddiffoot's

Uma pequena loja, situada numa rua lateral da rua principal. Com pequenas mesas circulares, tem uma decoração bastante aconchegante. Por isso, é frequentada por casais de alunos de Hogwarts. Possui uma decoração especial no Dia dos Namorados, incluindo pequenos cupidos dourados que jogam confetis rosa. Por razões desconhecidas, O café de Madame Puddifoot atrai os casais. Harry e Cho Chang sairam juntos para o Café pela primeira (e última) vez. A decoração do Dia dos Namorados (Valentine's Day) lembrou Harry o escritório da professora Dolores Umbridge.

Shrieking Shack:

Considerada a casa mais mal-assombrada da Grã-Bretanha, até os fantasmas de Hogwarts a evitam, na qual dizem que é o lar de uma estranha figura. A casa começou a receber a fama há trinta anos, mas nos últimos vinte anos, ela ficou estranhamente silenciosa. Sua aparência é de uma casa abandonada, com janelas tortas, e um jardim mal tratado e negro. Todas as suas entradas estão seladas, impossível até mesmo de se materializar.

Actualmente, sabe-se que a casa servia de asilo para o lobisomem Remus Lupin ficar nos dias de Lua Cheia, quando estudava em Hogwarts. Existindo um túnel entre o Salgueiro Zurzidor, no jardins da escola, até a Casa dos Gritos.

A Casa Dos Gritos foi construida pelo professor Dumbledore, e foi descoberta pelos outros três amigos de Lupin ou seja, James Potter, Sirius Black e Peter Pettigrew, ao seguirem o quarto componente do grupo, Lupin, numa noite de lua cheia. Dumbledore construiu a casa dos gritos para que quando Lupin se transformasse em Lobisomem, pudesse ficar isolado de toda a escola sem causar maiores transtornos a ninguém. Após a descoberta da casa pelos Marotos, eles se esforçaram ao máximo para se tornarem animagos para poderem acompanhar Lupin em sua perigosa estadia na casa.

Quando Lupin se transformava obviamente ele gritava e produzia barulhos estranhos, além dos barulhos provocados pelos seus amigos, então as pessoas que moravam por perto pensavam (e ainda pensam) que a casa era mal assombrada;  ninguém desmentiu a fama da casa, porque assim as pessoas mantinham-se afastadas, principalmente em noites de lua cheia.

Post Office:

Tem mais de 300 corujas,de todos os tamanhos, esperando para carregar mensagens. No entanto elas só fazem entregas locais. As aves ficam ordenadas nos poleiros de cores diferentes, de acordo com a urgência da mensagem.

Honeydukes Sweetshop:

Dono: Ambrosius Flume (e sua esposa)

Loja de doces na qual, além de vender uma variedade enorme de doces, também fabricam muitos deles, além de enormes barras de chocolate. Na adega da loja, encontra-se uma passagem secreta que leva até Hogwarts. Suspeita-se que nem os donos do estabelecimento tenham conhecimento desta, já utilizada por Harry em uma de suas aventuras. Há doces de todos os tipos, para bruxos e bruxas, e até para vampiros (chupas com gosto de sangue).

Dervish e Banges:

Loja que vende e repara equipamentos bruxos. Fica perto do fim da rua principal.

Hogsmeade Station:

Situada perto do Lago, ela é a paragem final do comboio que sai de Londres, na Plataforma Nove e Três Quartos, em King´s Cross. É nesta estação que os alunos de Hogwarts chegam, enqunto os alunos do primeiro ano vão até o castelo da escola de barco, o resto dos alunos vão em carruagens puxadas por Thestrals  invisíveis às pessoas que nunca viram alguém morrer.

Scrivenshaft's Quill Shop:

Localizado na Rua Principal. Foi onde a Hermione Granger comprou uma pena de faisão dourada e preta de escrever, em outubro de 1995.

Galdrag Wizardwear:

Loja de roupas bruxas, que também tem filiais na Diagon Alley, em Londres e outra em Paris. Vendem todos os tipos de roupas, incluindo estranhas meias.

Three Broomsticks:

Dona: Madame Rosmerta

Ponto de encontro para beber cerveja amanteigada, embora sirva também outro tipo de bebidas e Uísque de Fogo.. Possui mesas, cadeiras e um grande espelho sobre o bar. E ainda tem uma pequena sala de reuniões no segundo andar, onde professores de Hogwarts e membros do Ministério se encontram.

Zonko’s Joke Shop:

Um dos lugares preferidos dos alunos de Hogwarts em Hogsmeade. Vendem todos os tipos de travessuras como: Bomba de Mau Cheiro, Sabão de Ovas de Sapo, Snap Explosivo, Soluços Doces, Chávena que morde o nariz. Foi fechada em 1996. Os irmãos Fred e George Weasley pensam abrir uma franquia da sua loja no local.


© Copyright Harry Potter Portugal Oficial Julho 2006 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®™