Hospital de São Mungo:

O Hospital de São Mungo de doenças e lesões mágicas é o lugar, na série de Harry Potter onde são tratados todos aqueles feiticeiros que se feriram por magia.

Sobre o hospital: O Hospital foi fundado no final dos anos de 1500 ou início dos anos de 1600 por Mungo Bonham. O prédio do Hospital possui seis andares. O símbolo do Hospital St. Mungus é uma varinha e um osso cruzados. Nele não existem médicos e sim curandeiros encarregues de cuidar dos pacientes, sendo que os funcionários usam vestes verde - limão.

Localização: O hospital fica numa rua movimentada bem no centro de Londres. Nessa rua existe uma loja de departamento de tijolos vermelhos chamada Purge & Dowse Lda. A aparência da loja é miserável, maltratada. A sua montra consiste nalguns pedaços de manequins com perucas tortas e roupas de pelo menos dez anos atrás: "As montras da loja são tão antiquadas que os muggles na rua nem notam que as pessoas acabaram de desaparecer". Grandes letreiros dizem que a loja estava fechada para obras.

A entrada no Hospital faz-se do mesmo modo que se usa para entrar no Ministério da Magia (informando o motivo da visita), mas neste caso é a um manequim na montra. Ele aponta para as portas e você deve "deslizar" para dentro do hospital, assim como na Plataforma 9 e 3/4.

Explorando o hospital: Ao atravessar a montra da loja a pessoa vê-se dentro de uma recepção tumultuada, com feiticeiros sentados em bancos de madeira por todos os lados. Atrás da mesa da recepção, uma feiticeira dá informações, e, atrás da feiticeira, na parede, um cartaz que mostra onde exactamente o feiticeiro deve ir de acordo com o seu problema.

Assim como no Ministério da Magia, o Hospital St. Mungus é dividido por andares, sendo que cada andar é especializado numa coisa diferente. O cartaz atrás da feiticeira da recepção indica os andares e suas especializações:

Acidentes com artefactos - Térreo - Explosão de caldeirões, tiro pela culatra da varinha, batidas de vassoura, etc.

Ferimentos induzidos por criaturas - Primeiro andar - Mordidas, picadas, queimaduras, espinhos encravados, etc.

Acidentes mágicos - Segundo andar - Doenças contagiosas . Sarampo, papeira, doença do desaparecimento, etc.

Envenenamento por poções ou plantas - Terceiro andar - Erupções na pele, regurgitação, descontrole 2, etc.

Danos por magia - Quarto andar - Azarações problemáticas, feitiços, aplicação incorrecta de encantamentos, etc.

Salão de chá para os visitantes / shopping do hospital - Quinto andar

No final do cartaz tem a seguinte observação: "Se você não tem certeza aonde ir, possui incapacidade de conversar normalmente ou não consegue se lembrar porque está aqui, nossa recepção vai ter o prazer de ajudá-lo."

Observação: St. Mungo é o nome mais conhecido de Kentigern, que foi bispo e evangelista em Strathclyde. Mungo significa “querido”. Ele foi um dos personagens mais importantes na Bretanha no final do sexto e início do sétimo século. Ele é o patrono de Glasgow, Escócia.

Dentre as lendas sobre sua vida, uma conta que ele era filho ilegítimo da realeza, talvez o neto de Urien (das lendas arturianas).

O brasão de armas de Glasgow inclui um peixe e um anel, em referência a uma história protagonizada pelo santo, um de seus muitos milagres sobre o anel achado no peixe que salvou a vida de uma rainha (o que remete aos reis pescadores). St. Mungo está sepultado na Catedral de Glasgow.

© Copyright Harry Potter Portugal Oficial Julho 2006 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®™