OS MESTRES:

Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore: Ele tem 150 anos de idade e é considerado o maior feiticeiro da sua geração. Com as suas barbas e cabelos longos e brancos, e também os seus óculos de meia-lua, Dumbledore encanta seus alunos, com sua alma jovem e suas atitudes sábias. Algumas pessoas acham-no  meio louco, outras que é um grande sábio (o que realmente é!), tanto que queriam que se candidatasse para ser o novo Ministro da Magia, mas ele não quis largar a direcção de Hogwarts, pois sabia que Voldemort poderia atacar. Ele é director de Hogwarts, mas também leccionou transfiguração, quando deu aulas ao futuro Voldemort, aliás, o sábio Dumbledore é o único de quem Voldemort tem medo, por motivos desconhecidos, mas que até o final da série dos livros de Harry Potter, será esclarecido.

Minerva McGonagall: Além de ser a professora de transfiguração, ela é a directora da Equipa de Gryffindor e subdirectora de Hogwarts, e ainda o braço direito de Dumbledore, correm boatos que quando Dumbledore morrer ela se tornará a directora de Hogwarts, o que acontece na altura em que os filhos de Harry Potter e companhia vão frequentar a escola. Ela dá aulas de Transfiguração e no 5º ano de Harry em Hogwarts está quase a completar 100 anos que lecciona na escola. Ela é um animagus registado no Ministério da Magia e o seu animal é um gatinho. Ela nunca hesita em tirar pontos dos Gryffindor, mesmo que esta seja a sua própria Equipa, mas isso só quando os alunos quebram as regras.

Rubeus Hagrid: Hagrid o grande amigo de Harry, Ron e Hermione é o professor de Cuidados com as Criaturas Mágicas, há pouco tempo, antes ele era somente guarda caça de Hogwarts, mas agora faz os dois trabalhos. Ele adora animais perigosos e trás sempre alguns para suas aulas terríveis animais, quase sempre arranja sarilhos. Hagrid é um homem muito grande, acima do tamanho normal das pessoas comuns e por isso sempre chama a atenção, porque ele é um gigante, mas não tem a mínima vergonha por isso. O pai era um meio feiticeiro baixinho e a sua mãe um gigante que acabou por se separar do pai de Hagrid, para viver com outros gigantes, com isso Hagrid teve um outro irmão somente por parte da mãe, mas que Hagrid gosta muito, o Grawp que é selvagem, mas que está começando a aprender a "comportar-se melhor". Hagrid não chegou a formar-se em Hogwarts porque foi expulso no seu 3º ano, porque Tom Riddle o acusou de ter aberto a câmara dos segredos (o que não foi verdade). Alguns dos bichinhos já criados por Hagrid são: o seu cão de caçar javali, Fluffy o cão de três cabeças, Aragogue uma aranha gigante (todos pensavam que ela era o animal que saiu da câmara secreta para matar os sangue de lama há 53 anos atrás), o hipogrifo Buckbeak e Norbert o seu dragão despachado para a Roménia.

Severus Snape: O professor de poções é quem "menos" gosta de Harry, ou melhor não suporta o garoto e adora vangloriar os alunos de Slytherin, principalmente Draco Malfoy. Ainda quando frequentava Hogwarts como aluno, Snape tornou-se um Devorador da Morte e por razões desconhecidas voltou para o lado de Dumbledore. Quando ainda era apenas um aluno de Slytherin, Snape foi humilhado muitas vezes por James Potter e Sirius Black. Snape tem uma aparência particularmente nojenta, seus cabelos são mais ou menos compridos e oleosos e o seu nariz é comprido e adunco. O professor tem-se candidatado há anos para dar aulas de Defesa Contra as Artes Negras, mas Dumbledore não lhe dá essa vaga, pois teme que o lado das trevas de Snape aflore novamente. Harry já teve algumas aulas de Oclumência com Snape. No Príncipe Misterioso, Snape finalmente consegue o cargo de professor de Defesa Contra as Artes Negras, mas como o cargo está amaldiçoado ele acaba deixando a vaga também. No fim revela-se apenas um apaixonado de Lilly Potter e que afinal indirectamente sempre protegeu Harry.

Filius Flitwick: Ao contrário de Hagrid, o professor Flitwick é muito baixinho, um anãozinho muito simpático que adora entusiasmar seus alunos batendo palminhas quando fazem os feitiços correctamente (Hermione é a que mais recebe essas tais palmas). Para dar aula ele precisa empilhar livros em cima da sua cadeira para poder ver os alunos. Ele é responsável em decorar as árvores de natal de Hogwarts com fadinhas reluzentes, que dão um toque todo especial ao natal da escola. Ele é o director da Equipa de Ravenclaw e já foi um grande campeão de duelos mágicos em Hogwarts. Ele é uma prova viva que tamanho, não é documento, o baixinho é um dos professores mais queridos dos alunos.

Professor Cuthbert Binns: Ele é o único professor fantasma de Hogwarts e suas aulas são consideradas as mais chatas. Ele lecciona História da Magia e volta e meia sempre lembra os alunos da Revolta dos Duendes. Algumas pessoas dizem que era tão velho que, certa manhã sua alma se desprendeu de seu corpo e simplesmente foi dar aulas, o que deu um grande susto em seus alunos. Ele sempre mantém o mesmo tom de voz habitual, o que faz a sua aula ficar ainda mais irritante e entediante, os alunos não perdem tempo a sair da sala, fazem-no o mais rápido possível.

Pomona Sprout: Ela é uma feiticeira baixinha que anda sempre de bom humor. Lecciona Herbologia nas estufas, a única aula que Neville Longbottom se sai bem. Sempre trás plantas exóticas para mostrar aos alunos como as mandrágoras. A professora tem sempre as unhas sujas de terra, o que é óbvio porque lida com a terra. Ela também é responsável pela Equipa dos Hufflepuff e foi a primeira a citar a solução para o "despetrificar" dos alunos atacados pelo basilisco, no filme da câmara dos segredos.

Sibila Trelawney: A professora de Adivinhação é tataraneta de uma vidente muito famosa, Cassandra Trelawney. Ela vive sempre na sua sala, localizada na torre norte para não perder a clarividência e nunca sai de lá, nem mesmo para comer, excepto numa festa de natal no tempo de Harry frequentar a escola. Hermione não acredita nos poderes da feiticeira, o que fez com que desistisse das suas aulas. A professora sempre prediz a morte de um aluno e este aluno é sempre Harry. Mesmo que algumas pessoas a achem uma fraude, a professora já fez duas profecias verdadeiras e muito importantes: a volta de Voldemort e o nascimento da pessoa que seria capaz de derrotá-lo, que seria Harry. A professora também adora usar xailes de tricot.

Firenze: Como o centauro foi expulso do grupo pelos seus companheiros, Dumbledore, decidiu contratá-lo como professor de Adivinhação e junto com a professora Sibila, ensinarem aos alunos de Hogwarts tudo sobre a arte da adivinhação, mesmo que isso seja através de algumas divergências entre o centauro e Sibila.

Madame Rolanda Hooch: É a professora que ensina os alunos a montar numa vassoura e a jogar Quidditch. Sua aparência é estranha, mas ela cuida com carinho os alunos que se magoam na sua aula. Ela também apita muito bem os jogos de Quidditch.

Wilhelmina Grubbly-Plank: Essa é a professora substituta de Cuidado com as Criaturas Mágicas e muitos alunos gostam mais de ter aulas com ela do que com Hagrid, que sempre traz animais perigosos. A professora realmente é muito eficiente e acha melhor usar criaturas mágicas que não tentem arrancar a cabeça ou outra parte do corpo de ninguém.

Quirinus Quirell: O primeiro professor de Defesa Contra as Artes Negras, desde que Harry chegou a Hogwarts. O professor parecia meio medroso e vivia com medo de vampiros e sempre carregava alhos, alguns alunos dizem que o turbante que usava estava cheio de alhos, mas na verdade era Voldemort que lá estava escondido. Quirell conheceu Voldemort numa de suas viagens para a Albânia, onde foi estudar Magia Negra, e passou a servi-lo. O pobre homem morreu quando Harry salvou a pedra filosofal de Voldemort. O professor virou pó e só restaram suas roupas para contar a história.

Gilderoy Lockhart: Ele foi o segundo professor de Defesa Contra as Artes Negras. O professor era conhecido no mundo dos feiticeiros por conseguir grandes feitos e escrever vários livros sobre eles, na verdade Gilderoy ouviu esses relatos de outros feiticeiros e usou o feitiço Obliviate para que eles se esquecessem das aventuras e assumiu os feitos. Gilderoy era muito bonito e vaidoso com seus cabelos louros, adorava dar autógrafos e ficava a maior parte do tempo vangloriando-se de suas falsas aventuras em vez de dar aulas. As meninas nem piscavam quando ele entrava na aula e o professor só fazia trapalhadas. Ele foi considerado o sorriso mais atraente pela Revista Semanária dos Feiticeiros.

Remus Lupin: Ele foi o primeiro professor que realmente ensinou alguma coisas aos seus alunos e é considerado por todos os alunos, menos os de Slytherin, o melhor professor de Defesa Contra Arte Negras que Hogwarts já teve. Ele foi responsável por ensinar Harry a conjurar um patrono. Lupin tinha os seus defeitos, quando criança foi mordido por um lobisomem e como de facto aconteceria ele também se transformava num. Todos os meses durante a lua cheia, Lupin transforma-se num lobisomem, mas os seus problemas acabaram, pois foi criada a revolucionária poção Mata-Cão, que não deixa o professor transformar-se. O professor sempre andava com os seus melhores amigos James Potter, Sirius Black e Peter Pettigrew, que usavam o mapa do salteador para passear por Hogwarts sem serem apanhados. O professor foi considerado no seu tempo um "Hermione de calças" e foi prefeito dos Gryffindor. Ele realmente sabe cativar as pessoas e actualmente faz parte da Ordem da Fénix. Acaba por morrer às mãos dos devoradores da morte na derradeira batalha entre o bem e o mal.

Alastor "Mad Eye" Moody: Um professor mesmo muito misteriosos e nunca confia em ninguém, tanto que seu lema é "Vigilância constante!" e sempre bebe da sua própria garrafinha. Ele é um auror e dos bons, mas é considerado por muitos um doido varrido, por causa de sua vigilância constante. Possui um olho mágico que gira para todos os lados e é para todos os lados mesmo! Ele pode enxergar por trás de sua nunca, através de paredes e capas de invisibilidade e é esse olho que deu origem ao seu apelido. Ele tem muitas cicatrizes e teve que colocar seu olho mágico, pois perdeu o seu olho normal quando fazia um trabalho para o Ministério da Magia, como auror. O professor Moody de verdade nunca chegou a leccionar em Hogwarts, pois Barty Crouch Jr. tomou seu lugar disfarçado pela famosa Poção Polisuco. Também morre às mãos dos devoradores da morte na última aventura potteriana

Dolores Umbridge: Ela foi a última professora de Defesa contra as Artes Negras que Harry teve. Toda vez que deseja falar, solta uma tossidela barata e irritante. Ela é ex-secretária do Ministério da Magia e fala muito calmamente, mas na verdade é uma grande peste e é quase tão maligna quanto Voldemort, acreditem, ela fez Harry escrever com o seu próprio sangue "Nunca mais vou mentir!". Ela também assumiu o cargo de Alta Inquisidora de Hogwarts e tomou por algum tempo o lugar de Dumbledore sob ordem do Ministério. Ela usa muitas vezes um casaquinho rosa muito feio e lacinhos pretos na cabeça, que para Harry mais parecem moscas. Ela é gorda e baixinha com uma aparência de sapo. Todos os professores e alunos a odeiam, menos os alunos de Slytherin que viviam dando graxa à gorducha.

Horace Slughorn: É o novo professor de Hogwarts no 6º ano e para surpresa de muitos, lecciona Poções. Foi professor de Snape e Voldemort e também director dos Slytherin. é snob e gosta de quem é popular e influente no mundo mágico, tanto que reúne os melhores alunos para participar do chamado "Clube de Slughorn".

Aurora Sinistra: A professora de Astronomia durante toda a série. Sinistra auxilia o professor Flitwick a mover um petrificado Justin Finch-Fletchley para a ala hospitalar na Câmara dos Segredos. Ela foi ao Baile de Inverno no quarto ano de Harry com o falso Olho-Louco Moody.

Charity Burbage: A professora de Estudos dos Muggles de Harry do primeiro ao sexto ano, mas aparece pela primeira vez em Harry Potter e os Talismãs da Morte. Porque os seus ensinamentos sobre muggles sempre deu uma impressão global favorável deles, indo tão longe a ponto de escrever um editorial elogiando muggles no Profeta Diário, ela vai contra os Devoradores da Morte, cuja filosofia afirma a supremacia dos puro-sangue. Ela torna-se uma prisioneira de Lord Voldemort no sétimo livro; ele tortura-a e mata-a antes de alimentar Nagini com ela.

Alecto & Amycus Carrow: Os Carrow são irmãos, nomeados como Vice-Director e Vice-Directora de Hogwarts para manter o controle sobre a escola, manter um reinado de medo e de punições sob o regime de Snape como director da escola em Harry Potter e as Talismãs da Morte. Alecto Carrow ensinou Estudos dos Muggles; no entanto, em vez de incentivar o aumento das relações com os muggles, os alunos foram ensinados na ideologia de que os muggles não são melhores do que os animais. Amico Carrow ensinou Defesa Contra as Artes Negras; no entanto, é de notar que não havia defesas envolvidas, porque eles mudaram o nome para Artes Negras, assim Amycus frequentemente ensinava aos alunos as Maldições Imperdoáveis ​​e abertamente encorajou-os a praticar estas nos seus colegas de classe senão iam para a detenção.

Septima Vector: A professora de Aritmancia durante toda a série, conhecida por dar a seus alunos uma grande quantidade de trabalhos de casa.

Bathsheba Babbling: O professor de Runas Antigas durante toda a série. A personagem nunca é mencionado nos livros, nem aparece nos filmes, mas Rowling mencionou-a no  seu site oficial.

Silvanus Kettleburn: O professor de Cuidados com as Criaturas Mágicas desde Armando Dippet (antecessor de Dumbledore) foi director. Ele reforma-se finalmente para "passar o tempo com seus membros remanescentes", e seu lugar é eventualmente preenchido por Hagrid no Prisioneiro de Azkaban.


© Copyright Harry Potter Portugal Oficial Julho 2006 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®™