MINERVA MCGONAGALL

By Potter TDB

Biografia:

Personagem de Harry Potter
Sexo Feminino
Família Desconhecida
Data de Nascimento 04-10-1925
Idade 82 anos
Cabelo Negros e Longos, Presos num Carrapito apertado
Olhos Castanho Escuros
Equipa (Casa) Gryffindor
Cargos Vice Directora de Hogwarts, Directora da Equipa de Gryffindor e Professora de Transfiguração
Características peculiares

McGonagall é uma animagus, consegue transformar-se numa gata cinzenta com listras amarelas e manchas escuras em volta dos olhos, quadradas, no formato dos seus óculos.

Lealdade Dumbledore / Ordem da Fénix
Representação nos filmes Dame Maggie Smith
Primeira Aparição Harry Potter e a Pedra Filosofal

Minerva McGonagall é uma das primeiras personagens feiticeiras que nos é apresentado na série, logo no início de "Harry Potter e a Pedra Filosofal."

Apresentação

Minerva aparece, quando o Sr. Dursley vê um gato em atitude suspeita, na esquina de Privet Drive. Numa das cenas seguintes temos a primeira descrição da personagem:

"Dumbledore [...] sentou-se no muro ao lado do gato. Não para olhar o animal, mas, passado algum tempo, dirigiu-se a ele. -Imaginei encontrar a senhora por aqui, Profª Minerva McGonagall. E virou-se para sorrir para o gato, mas este desaparecera. Ao invés dele, viu-se sorrindo para uma mulher de aspecto severo, que usava óculos de lentes quadradas exactamente do formato das marcas que o gato tinha em volta dos olhos. Ela também usava uma capa verde esmeralda. Trazia os cabelos negros presos num carrapito apertado e parecia decididamente irritada.'

Origem

Em 1994, durante o Baile de Inverno (onde dançou com Ludo Bagman), ela trajava vestes a rigor de tartan (padrão escocês), vermelho e a aba do seu chapéu era decorada com uma guirlanda de cardos (a flor nacional da Escócia), e esse é um dos vários pontos que nos leva a crer que Minerva seja de origem escocesa. Inclusive, a sua roupa de dormir, assim como a touca é de xadrez tartan.

Pequeno segredo (Casamento)

Durante os seus primeiros anos em Hogwarts, Minerva McGonagall manteve-se amiga do seu antigo patrão no Ministério Elphinstone Urquart. Ele foi visitá-la enquanto estava de férias na Escócia e para grande sua grande surpresa e embaraço, pediu-a em casamento na casa de chá da Madame Puddifoot. Ainda apaixonada por Dougal McGregor, Minerva recusou o pedido.

Contudo Elphinstone nunca parou de a amar e de voltar a fazer o pedido de vez em quando, embora ela continuasse a recusá-lo. A morte de Dougal Mcgregor, contudo, embora traumática, pareceu libertar Minerva. Pouco depois da primeira derrota de Voldemort, Elphinstone agora já com cabelos brancos fez de novo o pedido durante um passeio à volta do lago nos terrenos de Hogwarts. Desta vez Minerva aceitou. Elphinstone, agora reformado, ficou muito contente e comprou uma pequena casa de campo em Hogsmeade para o casal. assim Minerva podia ir facilmente para o trabalho todos os dias.

Conhecida por sucessivas gerações de alunos como a "Professora McGonagall", Minerva -  sempre com um toque feminista - anunciou que manteria o seu nome após o casamento. Tradicionalistas torceram o nariz - porque é que Minerva recusava um nome de puro-sangue, e manter o nome do pai Muggle.

O casamento (trágicamente curto, embora estivesse destinado a ser assim) foi muito alegre. Embora eles não tivessem filhos, os sobrinhos e sobrinhas de Minerva (filhos e filhas dos seus irmãos Malcolm e Robert) eram visitas constantes em casa do casal. Este foi um período muito preenchido para Minerva.

A morte acidental de Elphinstone provocada por uma mordida de uma Venomous Tentacula, 3 anos após o casamento, foi uma enorme tristeza para todos os que conheciam o casal. Minerva não conseguiu suportar ficar sózinha na casa de campo, arrumou as suas coisas e depois do funeral de Elphinstone voltou para o seu quarto com piso de pedra no castelo de Hogwarts, acessível através de uma porta na parede do seu estúdio no primeiro andar. Uma pessoa corajosa e sempre privada, ela aplicou as suas energias no trabalho, e poucas pessoas - excepto talvez Albus Dumbledore - nunca se aperceberam o quanto ela sofreu.
 

Em Hogwarts

Durante os cinco primeiros anos de Harry Potter no mundo mágico (1991-1996), Minerva foi a vice-directora da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, onde ocupava também os cargos de Professora de Transfiguração e Chefe da Equipa de Gryffindor (à qual pertenceu quando era estudante).
Ela começou a dar aulas em Hogwarts em Dezembro de 1956.
Como professora, Minerva McGonagall exige muita disciplina e, assim como Snape, consegue manter a sala em silêncio sem muito esforço, mas usam tácticas diferentes (uma vez ou outra, ela entra na sala na sua forma animaga, surpreendendo os alunos).

McGonagall considera outras formas de magia bem menos elegantes e muito mais simplórias do que Transfiguração. Ela também é famosa pela grande quantidade de trabalhos de casa. Já no primeiro livro, na primeira aula de Transfiguração, as palavras da professora são muito claras:

"A Transfiguração é um dos ramos da magia mais complexa e perigosa que vão aprender em Hogwarts. Quem fizer disparates na minha aula vai sair e não vai voltar mais. Estão avisados."

McGonagall e Hermione parecem ter muitas coisas em comum, uma grande rigidez em relação às regras por exemplo. Ambas são descritas como muito espertas e inteligentes. McGonagall arranjou  um vira-tempo para Hermione no terceiro ano escolar de modo que ela pudesse ter aulas a mais.

Ninguém nunca duvidou da autoridade da professora McGonagall na sala de aula – até Dolores Umbridge foi tratada com muito pouco respeito (e muita satisfação) quando tentou impor sua autoridade sobre a classe de McGonagall. Minerva não tolera maus comportamentos e exige a atenção plena dos alunos.

Como vice-directora, era da sua responsabilidade enviar as cartas de Hogwarts chamando os alunos, assim como conduzir os novos alunos para a cerimónia do Chapéu Seleccionador para as equipas de Hogwarts, logo que eles chegam ao colégio pela primeira vez.
A primeira impressão que Harry teve de Minerva McGonagall, é que ela é uma pessoa que não se deve desafiar.

McGonagall é muito severa, austera e justa (o suficiente para de tirar pontos de sua própria casa, Gryffindor, quando necessário), mas, apesar de seu comportamento exageradamente rígido e disciplinado é uma bruxa de grande coração e torcedora fanática nos jogos de Quidditch.

Como chefe da casa Gryffindor, ela surpreendeu todos quando viu Harry desobedecendo às ordens de Madamoe Hooch, sair voando (no seu primeiro ano e primeiro vôo) para tentar resgatar o remembrall de Neville Lomgbottom que tinha sido roubado por Draco Malfoy). Ao invés de punir Harry, a paixão pelo Quidditch falou mais alto e ela tornou o menino Seeker da equipa da casa, ainda arranjando para ele uma vassoura (ela mesma comprou), tudo absolutamente contra as regras.

McGonagall também tem o seu lado sentimental que poucos observam. Quando Harry e Ron disseram a ela que estavam indo à ala hospitalar visitar Hermione que estava petrificada, ela deu-lhes permissão com os olhos lacrimejados. Ela chorou também ao saber que Lilian and James Potter haviam sido assassinados. Na ocasião em que se pensou que Peter Pettigrew havia morrido tentando capturar Sirius Black, ela se sentiu muito culpada por ter tratado mal Pettigrew.
Embora seja uma disciplinadora nata, Minerva sempre ajuda Harry de maneira indirecta nas actividades, nem sempre atenta às regras de Hogwarts: por exemplo, deixando Harry e seus amigos usarem a sala de transfiguração para praticar as tarefas do Torneio dos 3 Feiticeiros.

Só no filme

A professora mostra um outro lado de sua personalidade quando ensina aos seus alunos alguns movimentos de dança nos preparativos para o Baile de Inverno, no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, cena que não pode ser encontrada no livro de mesmo nome.

Futuro incerto

No capítulo trinta e um do livro Harry Potter e a Ordem da Fénix, vimos que Minerva McGonagall sofreu um ataque (para salvar Hagrid) dos oficiais do Ministério da Magia enviados pela maligna Umbridge. Foram quatro feitiços fortes que a atingiram no peito e ela foi transferida para o Hospital de St. Mungos, todos os professores ficaram completamente chocados.
No final do livro (capítulo trinta e oito) temos a professora de volta do hospital (ela carrega uma maleta de tecido escocês tartan) e uma bengala e chega colocando ordem em Hogwarts.
Quando Umbridge tentou abandonar a escola às escondidas, Peeves pegou emprestada, todo feliz, a bengala de McGonagall (com a concordância dela) para caçar a ex-inquisidora, juntamente com um punhado de giz.

Após o falecimento do Prof. Dumbledore, no sexto ano de Harry na escola, ela assume a liderança da escola e tudo indica que assumirá a direcção no próximo ano, caso Hogwarts permaneça aberta.
Certamente virão tempos difíceis, com a Segunda Guerra no Mundo Mágico e o futuro incerto de Hogwarts.
Se for este o caso, parece a casa Gryffindor precisará de um novo chefe, e provavelmente, a escola terá que contratar um novo professor de Transfiguração.

Minerva faz parte da Ordem da Fénix, e é absolutamente leal a Dumbledore.

Origem do nome

Minerva é o nome de uma deusa da mitologia romana, a deusa da guerra e da sabedoria, correspondente a Atena da mitologia grega. McGonagall é o sobrenome de um poeta escocês muito ruim, mas a autora dos livros de Harry Potter, J. K. Rowling, disse que escolheu esse nome só porque o acha bonito.

Outra Versão da Biografia

Minerva McGonagall Versão 1

© Copyright Harry Potter Portugal Oficial Julho 2006 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®™