ESCOLA DE MAGIA E FEITIÇARIA DE HOGWARTS:

Hogwarts

(Há cerca de mil anos ou pouco mais, o sonho de quatro feiticeiros realizou-se: a criação de uma escola em que jovens feiticeiros pudessem ser educados na arte da magia. Assim começou a longa história de Hogwarts...)

TERRENO E LOCALIZAÇÃO:

A Escola de Hogwarts fica num lugar ao norte da Grã-Bretanha, presumivelmente na Escócia, mas a localização exacta é desconhecida do comum dos mortais (muggles). A única referência geográfica conhecida é outro local mágico: a vila de Hogsmeade, que fica a poucos quilómetros de Hogwarts. A maioria das salas de aulas e de professores, refeitório e dormitório dos alunos, enfim, a estrutura principal da escola, fica no castelo de Hogwarts. Os alunos chegam lá de comboio, embarcando na Plataforma 9 3/4, visível apenas aos feiticeiros. São recebidos na Cerimónia de Abertura do Ano Lectivo, no Salão Principal em que o Chapéu Seleccionador, todos os anos introduz uma nova canção, para alertar os alunos sobre uma situação de risco, ou dar avisos.

CONFIGURAÇÃO:

Planta de Hogwarts: 1 - Salão Principal; 2 - Porto; 3 - Área das Equipas; 4 - Campo de Quidditch; 5 - Casa de Hagrid; 6 - Floresta Proíbida

A propriedade de Hogwarts é constituída por um enorme castelo, grandes jardins e um lago, uma floresta densa, que tem o nome de Floresta Proibida, por causa das criaturas perigosas que lá vivem, algumas estufas e outras construções (como a cabana de Hagrid), e um campo de Quidditch. Como não é permitido materializar-se nos terrenos da escola, devido aos feitiços de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade. Eles chegam ao castelo atravessando o lago (somente no primeiro ano) ou em carruagens aparentemente sem cavalos (na verdade puxadas por Thestrals) a partir do segundo ano. É possível chegar à escola por outros meios, por exemplo, usando vassouras, aportando num lugar perto e entrando a pé, ou ainda com outros meios mágicos, como o Pó de Floo.


A HISTÓRIA:

Há mil anos ou pouco mais, existiam quatro feiticeiros famosos que compartilhavam um desejo, um sonho, uma esperança, um plano ousado: educador jovens feiticeiros. E assim construíram a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, longe dos olhares dos Muggles (humanos não feiticeiros). Cada um desses quatro fundadores valorizava uma virtude própria nos jovens que pretendiam formar, motivo pelo qual levou cada um a criar sua própria casa. O valente Godric Gryffindor admitia nos Gryffindor só os valentes e ousados; A bonita Rowena Ravenclaw das ravinas prezava os mais inteligentes, colocando-os nos Ravenclaw; Salazar Slytherin aceitava só os de mais puro-sangue para os Slytherin; e por sua vez, Helga Hufflepuff acreditava nos aplicados e merecedores de admissão que eram seleccionados para os Hufflepuff.
Enquanto vivos eles separavam do grande conjunto seus favoritos, mas como seleccionar os melhores depois que tivessem partido? Foi Gryffindor que encontrou uma solução: Tirando seu próprio chapéu da cabeça e dotando-o de cérebro para que por eles o chapéu pudesse seleccionar os alunos. E assim Hogwarts apenas alvorecia e os fundadores dessa nobre escola pensavam que nunca se iriam separar. Unidos por um objectivo comum, acalentavam o mesmo desejo: ter a melhor escola de magia do mundo e transmitir seus conhecimentos. "Juntos construiremos e ensinaremos!". Decidiram os quatro bons amigos que jamais sonhavam que um dia poderiam separar-se. Pois onde encontrariam amigos iguais a Salazar Slytherin e Godric Gryffindor? A não ser em outro par semelhante, como Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw. Então, como alguém poderia ter na ideia de que toda essa amizade um dia iria fraquejar? Suas diferenças eram evidentes, mas estas pouco pesaram no início e assim casas e idealizadores mantiveram a amizade firme e fiel. Hogwarts trabalhou em paz e harmonia durante vários anos felizes, mas então a discórdia surgiu. Nutrida por falhas e medos. As casas que, como quatro pilares, tinham sustentado o seu ideal, voltaram-se umas contra as outras e divididas procuraram dominar. Por um momento pareceu que a escola em breve encontraria um triste fim. Os duelos e lutas eram constantes, além dos embates de amigos contra amigos. E finalmente chegou o dia em que o velho Slytherin se retirou e embora a briga tivesse cessado, deixou todos muito abatidos, e nunca desde que reduzidos a três de seus quatro fundadores, as casas voltaram a ser como eram antes. Séculos se seguiram e Hogwarts continua a existir para ensinar a todos os dotados de magia. A instituição de ensino é a mais famosa da Europa, pela educação de qualidade e as 142 escadas que vivem mudando de lugar e embora fraqueje por períodos de crise, ela nunca estará fechada para os amigos e aqueles que necessitem aprender. A planta símbolo de Hogwarts é cultivada nas redondezas e o lema principal, vindo do latim, é "Draco Dormiens Nunquam Titillandus" ou no velho e bom Português: "Nunca Provoque um Dragão Adormecido".


 A CERIMÓNIA DE SELECÇÃO:

O ano escolar em Hogwarts começa no dia 1 de Setembro. Todos os anos os caloiros são seleccionados para uma das quatro casas: Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin. Mas quem é que selecciona esses alunos? Ora! O Chapéu Seleccionador, um chapéu de feiticeiro, velho, surrado, com uma abertura por onde consegue falar. Foi criado há quase mil anos atrás por Godric Gryffindor, o fundador da equipa de Gryffindor, que o tirou da sua própria cabeça e o capacitou com  inteligência. Mas afinal, em que casa você gostaria de ficar?


AS QUATRO EQUIPAS DE HOGWARTS:

GRYFFINDOR:

"Quem sabe a tua morada é Gryffindor,
Equipa onde habitam os corações indómitos.
Ousadia, sangue-frio e nobreza
Destacam os alunos de Gryffindor dos demais."

Localização da sala comum: Fica no 7º andar e a sua entrada é guardada pela Dama Gorda, que pede sempre aos alunos que desejam entrar na sala, uma senha específica.
Directora da casa: Minerva McGonagall, que é a professora de Transfiguração.
Fundador: Godric Gryffindor.
Característica dos seus moradores: Qualquer um que seja habilidoso que baste para praticar magia, mas é preciso ter coragem e ousadia para fazer parte desta equipa.
Cores oficiais: Dourado e vermelho sangue.
Animal no escudo: o Leão, um animal que representa poder e coragem.
Fantasma: Cavaleiro Nicholas de Mimsy-Porpington, mais conhecido como Nick-Quase-Sem-Cabeça.
Alunos mais famosos: Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley (todos os seus irmãos e os seus pais), Oliver Wood, que já se formou e foi o capitão da equipa de Quidditch, Neville Longbottom, Seamus Finnigan, Dean Thomas, Angelina Johnson, Katie Bell, Alicia Spinet, Rubeus Hagrid, Lily Evans Potter (mãe de Harry), James Potter (pai de Harry), o director Albus Dumbledore, a sub-directora Minerva McGonagall, Sirius Black, Remus Lupin, Peter Pettigrew, Colin e Denis Creevey.


HUFFLEPUFF:

"Quem sabe é nos Hufflepuff que vais morar,
Onde os seus soldados são justos e leais
Pacientes, sinceros e sem medo da dor."

Localização da Sala Comum: Fica na cave que leva às cozinhas.
Director da casa: Pomona Sprout, professora de Herbologia.
Fundadora: Helga Hufflepuff.
Característica dos seus moradores: São justos e leais, sempre prontos para ajudar sem pensar nas consequências, não temem a dor.
Cores oficiais: Amarelo e preto
Animal no Escudo: Texugo. O simpático bichinho representa a lealdade e a paciência dos moradores desta casa.
Fantasma: é o Fat Friar - Frade Gordo. Ele é um fantasma bem humorado e barrigudo, torce sempre para que os alunos vão para a sua equipa.
Alunos famosos: Susan Bones e o falecido Cedric Diggory.


RAVENCLAW:

"Ou será a velha e sábia Ravenclaw, a tua equipa?
A equipa dos que têm a mente sempre alerta
Onde os homens de grande espírito e saber
Sempre encontrarão companheiros seus iguais."

Localização: A sala comum fica na torre oeste de Hogwarts, talvez a torre perto da sala comum de Gryffindor.
Director da casa: Filius Flitwick, o professor de feitiços / encantamentos e tem seus aposentos no sétimo andar.
Fundadora: Rowena Ravenclaw.
Características de seus moradores: São inteligentes e dizem que por sua fundadora ter sido Rowena Ravenclaw, uma das feiticeiras  mais bonitas da sua época, a equipa tem fama de ter as meninas mais bonitas de Hogwarts.
Cores oficiais: Azul e bronze
Animal no escudo: é uma águia que representa a mente aberta de seus moradores.
Fantasma: A Dama Cinzenta (Helena Ravenclaw filha de Rowena), J. K. Rowling inspirou-se num fantasma que dizem existir mesmo e que guarda uma biblioteca.
Alunos famosos: A ex-monitora e namorada de Percy, Penélope Clearwater, Cho Chang e Luna Lovegood.


SLYTHERIN:

"Ou quem sabe Slytherin será a tua equipa?
E ali farás os teus verdadeiros amigos
Homens de astúcia que usam quaisquer meios
Para atingir os fins que antes imaginaram."

Localização: A sala comum fica atrás de uma porta secreta nas masmorras, no subterrâneo.
Director da casa: Severus Snape, professor de Poções.
Fundador: Salazar Slytherin
Características dos seus moradores: São astutos e na maioria puro-sangue, ou seja, descendentes dos mais puros feiticeiros.
Cores oficiais: Verde e prata
Animal no escudo: Serpente, digna de representar os seus traiçoeiros moradores.
Fantasma: é o Barão Sangrento, um fantasma de poucos amigos que "vive" coberto de sangue prata, que talvez tenha sido de unicórnio, um dos únicos que Peeves tem medo.
Alunos famosos: Draco Malfoy, Lucius Malfoy, Pansy namorada de Draco, o professor Snape e Lord Voldemort. A maioria dos devoradores da morte, eram de Slytherin.


LUGARES DE HOGWARTS:

MASMORRAS E SUBTERRÂNEOS: Sala de aula de poções: É aqui que Severus Snape, ensina há quase 14 anos, os seus alunos a preparar poções dos mais variados tipos. A sala tem espaço para 20 caldeirões, as suas paredes são de pedra e suas prateleiras repletas de animais conservados em formol.

Sala de Severus Snape: Fica próxima da sala de aula e é repleta de ingredientes para poções, como lesmas, chifres, miolos de sapo, fígado de dragão, guelracho entre outras coisas. Foi lá que Hermione conseguiu um ingrediente para a poção polisuco.

Sala comum de Slytherin: Os alunos da casa de Slytherin reúnem-se aqui. Para entrar é preciso dizer: "puro-sangue" e uma passagem secreta se abre  numa parede. O ambiente é aquecido por uma grande lareira, seus sofás são pretos e as paredes forradas de quadros e tapeçarias.

Masmorras: O subsolo de Hogwarts abriga várias salas. Na maior de todas, comemorou-se a Festa do Dia de Morte, que celebrou os 500 anos de morte do fantasma Nick-Quase-Sem-Cabeça, onde os convidados puderam degustar iguarias como peixe podre, um "lindo" bolo em forma de lápide, além de uma orquestra de 30 músicos desafinados.

Cozinhas: ficam bem debaixo do Salão Principal. Mais de cem elfos domésticos preparam a comida, que, quando pronta é transportada magicamente, atravessando o tecto e aparecendo nas mesas do andar de cima. Para se entrar na cozinha deve-se fazer cócegas na pêra de um quadro próximo da porta da cozinha, a pêra se transforma em uma maçaneta possibilitando a pessoa entrar na cozinha oculta.

Sala comum de Hufflepuff: Fica na cave, no mesmo corredor que leva às cozinhas.

Câmara Secreta: Foi construída secretamente pelo traiçoeiro Salazar Slytherin e guardava uma enorme basilisco. Sua entrada fica por baixo dos lavatórios na casa de banho das meninas, no 2º andar e só pode ser aberto por um ofidioglota, que deve pronunciar "abra" na língua das serpentes.

Câmara da Pedra Filosofal: Era a sala que guardava a pedra filosofal. Era vigiada por Fluffy (o cão de três cabeças) e protegida por vários obstáculos, como a planta do diabo e o imenso tabuleiro de xadrez.

RÉS-DO-CHÃO: Átrio de Entrada: Tem uma grande porta de carvalho, que se abre para oeste e é iluminada por tochas. O tecto é tão alto que poucos podem vê-lo, um deles é Peeves que adora largar balões com água em cima dos alunos. As portas à direita levam ao Salão Nobre.

Salão Principal: O tecto é invisível para que apareça o céu lá fora e à noite é iluminado por centenas de velas que flutuam acima da cabeça dos alunos. Há quatro mesas compridas, na seguinte ordem: Slytherin, Ravenclaw, Hufflepuff e Gryffindor e os professores e funcionários, sentam-se numa mesa separada em frente à dos alunos, em cima de um estrado.

PRIMEIRO ANDAR: Sala de Estudos de "Muggles": Nessa sala os alunos reúnem-se para estudar os hábitos e costumes dos muggles, ou seja, das pessoas que não são feiceiras. Particularmente essa não é uma das aulas mais frequentadas pelos alunos, principalmente pelos alunos da Slytherin.

Sala de Minerva McGonagall: É a sala ocupada pela professora McGonagall. Ela dá aulas de transfiguração, nas quais os alunos aprendem truques sobre como transformar fósforos em agulhas e besouros em botões, ou ainda mais, transformar seu amigo num texugo.

Ala Hospitalar: Harry já frequentou a enfermaria de Hogwarts muitas vezes e passou pelos cuidados de Madame Pomfrey, a enfermeira do castelo, que trata seus pacientes com feitiços, poções e ervas e às vezes com deliciosos chocolates.

SEGUNDO ANDAR: Casa de banho da Murta Queixosa: É uma das casas de banho das meninas, mas hoje, ninguém lá entra por causa do fantasma da Murta Queixosa, uma menina que foi morta há cinquenta anos atrás pelo basilisco de Voldemort. É lá na casa de banho que estão os lavatórios onde fica a entrada para câmara dos segredos. Actualmente está interditado por inundações frequentes, provocadas pela Murta, o que acaba por deixar louco o zelador de Hogwarts, Filch, que tem que secar toda a casa de banho, ainda por cima, sem magia!

Sala do Professor de Defesa contra as Artes Negras: Ninguém dura muito nessa sala e a sua decoração já foi trocada cinco vezes desde que Harry entrou em Hogwarts. Quirrel tinha sua sala repleta de alhos e amuletos para protecção; Lockhart tinha vários quadros dele mesmo, além de penas e fotos especiais para dar autógrafos;  Lupin tinha na sua sala livros e animais para apresentar aos seus alunos durante as aulas, "Mad-Eye" Moody (que não era ele mesmo mas sim Barty Crouch Jr.) tinha na sua sala objectos como o espelho dos inimigos, ampulhetas mágicas, entre outros, além é claro do baú mágico que escondia o verdadeiro professor Moody;
Umbridge tinha a sala decorada horrivelmente com pratos de gatinhos que pulavam para lá e para cá, além de toalhinhas bordadas, por todo o lado. Como será a nova decoração feita por Severus Snape?

TERCEIRO ANDAR: Sala dos Troféus: Guarda várias honras recebidas pelos alunos e professores do castelo e a medalha Comemorativa do "Perigoso", concedida todos os anos ao jogador de Quidditch que mais corajoso fosse durante uma partida. A sala foi construída em homenagem ao grande jogador de Quidditch, Dai Llewelyn, uma verdadeira lenda no desporto dos feiticeiros. Também estão lá outros troféus, medalhas e escudos oferecidos aos alunos, por serviços prestados à escola, como o brasão do pai de Harry. O troféu de campeão do torneio de Quidditch inter-equipas não fica lá, mas sim, na sala do professor responsável pela casa que foi vencedora.

QUARTO ANDAR: Lá não existem salas e sim um extenso corredor cheio de quadros nas paredes, inclusive foi num deles que a Dama Gorda foi vista correndo há algum tempo atrás. Existe lá uma passagem secreta de Hogwarts para Hogsmeade, mas hoje está totalmente bloqueada.

QUINTO ANDAR: Casa de banho dos Prefeitos: É uma casa de banho especial para os prefeitos das equipas. Feita de mármore branco, tem uma banheira que mais parece uma piscina com centenas de torneiras em volta de onde saem vários tipos diferentes de espuma de banho, com deliciosas fragrâncias. No local há também um belo quadro de uma sereia em cima de uma pedra, ela não para de escovar seus cabelos e dar risinhos aos meninos. A senha para se entrar lá é "fresco como um pinheiro".

SEXTO ANDAR:  Sala de Aritmância, Sala de Runas Antigas e Sala Comum de Ravenclaw

SÉTIMO ANDAR: Sala Comum de Gryffindor: É guardada pelo retrato da Dama Gorda, uma senhora vestida de cor-de-rosa que pergunta sempre aos alunos qual a senha para entrar na sala e por isso só abre a porta secreta a quem souber a senha, mesmo que ela saiba que é um aluno esquecido que pertence a Gryffindor, como é o caso de Neville, que já ficou do lado de fora por horas até que alguém chegasse e dissesse a senha. A sala é aquecida por uma grande lareira e decorada com os símbolos de Gryffindor, tem 14 quartos dos alunos, que são redondos e possuem cinco camas cada um.

A Sala das Necessidades: Fica em frente a uma tapeçaria retratando a insensata tentativa de Barnabás, o Doido, de ensinar ballet a trolls. Ela só pode ser encontrada quando a pessoa tem verdadeira necessidade dela. Às vezes existe, outras vezes não, mas quando aparece está sempre equipada para atender às necessidades de quem a procura. Ela já foi usada por Dumbledore uma vez quando estava aflito para ir ao banheiro e a encontrou cheia de diferentes penicos; Dobby já a usou, quando Winky estava muito bêbada e a escondeu e lá tinham vários antídotos para curar a bebedeira de cerveja de manteiga (que para os feiticeiros não é alcoólica, mas para os elfos é como uma cerveja de muggle) e uma cama para elfos, onde Winky se deitou até ficar curada da bebedeira; Harry e os outros integrantes da Armada de Dumbledore, usaram-na para ter aulas secretas de Defesa Contra as Artes Negras com o "professor" Harry Potter, que nessa ocasião estava munida com almofadões, livros (para alegria de Hermione) que davam várias dicas para executar feitiços protectores, além de um espelho de inimigos e vários outros objectos mágicos. Filch precisava de material de limpeza e encontrou tudo o que precisava para deixar Hogwarts brilhando e os gémeos Weasley se esconderam dentro dela quando estavam sendo perseguidos por Filch mas, na ocasião era apenas um mero armário de vassouras.

TORRES:

Torre da Astronomia: É a torre mais alta do castelo e recebe os alunos todaa as quartas-feiras à meia-noite, para assistir às aulas de astronomia, com a professora Sinistra.

Sala de Dumbledore: É guardada por uma gárgula. O interior da sala é redondo e possui vários retratos de ex-directores. Nela também ficam a Fénix Fawkes, o Chapéu Seleccionador, a espada de Gryffindor e o Pensatório. O quarto tem uma porta secreta no 2º andar e diz-se que a senha é formada pelos doces preferidos de Dumbledore, como torrão de barata e sorvete de limão.

Torre Norte: É a casa da professora de adivinhação, Sibila Trelawney. A sala é muito abafada e uma lareira está sempre acesa e exala diversos aromas. A sala possui mesinhas redondas para três alunos se sentarem durante as aulas e vários pufs estão espalhados no chão. Nas prateleiras podem encontrar-se livros de adivinhação, chávenas utilizadas para a adivinhação das folhas de chá. Às vezes a sala é tão abafada que uma simples brisa vinda da janela é capaz de refrescar os alunos, que normalmente saem de lá com um leve suor no corpo.

Torre de Gryffindor: É onde fica o quarto de Harry, Ron, Dean, Neville e Seamus. A vista da torre é muito bonita dando para ver o lago da Lula Gigante, a cabana de Hagrid e parte da orla da Floresta Proibida.

Torre Oeste: Abriga o Celeiro das Corujas e a sala comum dos Ravenclaw.

Celeiro das Corujas: O celeiro é uma sala circular revestida de pedra; um tanto fria e varrida por correntes de vento, porque em nenhuma janela há vidros. O chão é coberto de caganitas de coruja e esqueletos de ratos e pequenos animais. Centenas e centenas de corujas de todos as espécies imagináveis permanecem ali em altos poleiros que sobem até o alto da torre.

SALAS COM LOCALIZAÇÕES INCERTAS:

Biblioteca: A única coisa que se sabe dela é que fica acima do rés-do-chão, provavelmente no 3º andar. Lá está uma acervo de livros que são muito bem cuidados pela bibliotecária, Madame Pince. A biblioteca possui uma secção exclusiva para os alunos com autorização, chamada Área Restricta, onde estão os livros de magia negra. Foi lá que Hermione encontrou a receita da Poção Polisuco, no livro Poções Muito Potentes.


 ARREDORES DE HOGWARTS:

Cabana de Hagrid: É lá que mora o guarda-caça e professor, Rubeus Hagrid e o seu cão Fang. A cabana é feita de madeira, apenas de uma assoalhada e pequenina para o tamanho do gigante Hagrid. No tecto estão pendurados, presuntos e faisões aguardam para matar a fome de Hagrid. No quintal da sua casa, está uma bela plantação de abóboras, as mesmas abóboras que enfeitam Hogwarts na Festa do Dia das Bruxas. A cabana fica bem próxima da orla da Floresta Proibida, onde Hagrid guarda os seus "bichinhos" e o seu irmão Grawp.

Floresta Proibida: Esta é a floresta de Hogwarts, proibida a qualquer aluno da escola. A floresta, localiza-se a oeste do castelo, a mata é bem fechada e cheia de habitantes assustadores, como aranhas gigantes, thestrals, centauros, entre outros seres, que um dia precisaram de abrigo e  mudaram-se  para lá. Fluffy, o cão de três cabeças, depois de cumprir a sua missão de guardar a pedra filosofal, foi para lá. Qualquer criatura que queira esconder-se dos feiticeiros tem um lugar garantido lá, até Voldemort esteve por lá! Mas graças a Deus, a floresta não tem só animais monstruosos, lá estão os unicórnios e os centauros que protegem os outros animais e não deixam ninguém entrar na floresta.

Lago: Fica ao sul do castelo e tem quase um quilómetro de diâmetro. O lago é o lar de muitas criaturas subaquáticas, como a Lula Gigante, sereias e grindylows entre outros. É por lá que entram os alunos do primeiro ano e dizem que o lago possui uma magia que somente feiticeiros podem atravessá-lo, uma boa armadilha para Muggles  intrometidos.


PESSOAL DA ESCOLA:

Mestres Funcionários Fantasmas

© Copyright Harry Potter Portugal Oficial Julho 2006 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®™